A Santíssima Eucaristia



A Eucaristia torna presente e atual o Sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai na cruz, uma vez por todas, em favor da humanidade. O Sacrifício da cruz e o Sacrifício Eucarístico são um único Sacrifício. Idênticos são a vítima e o oferente, diferente é apenas o modo de oferecer: cruento na cruz e incruento na Eucaristia.

Na Antiga Aliança, a Eucaristia é prenunciada, sobretudo, na ceia pascal anual, celebrada todo ano pelos Hebreus com os pães àzimos como lembrança da imprevista e libertadora saída do Egito. Jesus a anuncia em seu ensinamento e a institui celebrando com os seua apóstolos a Ultima Ceia durante o Banquete Pascal. A Igreja, fiel ao mandamento do Senhor " Fazei Isto em minha memória" ( 1 cor 11,24), sempre celebrou a Eucaristia.

Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e nosso culto para com Ele. Ela encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas pela Eucaristia. Mediante a celebração nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com seu Corpo e o seu Sangue, com sua alma e Divindade.

"Na Eucaristia partimos o único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer mas viver em Jesus Cristo para sempre." ( Santo Inácio de Antioquia )

Nenhum comentário: