Musica da Semana

Esta semana uma composição de Giovanni Pierluigi da Palestrina, o Credo da missa Papae Marcelle, executado pelo coro da Capela Sistina na Santa Missa da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo no ultimo dia 29/06. Podemos observar toda a beleza e majestade da autêntica Polifonia Sacra.
SALVE MARIA !!!

O combate do cristão

Das Cartas de São Cipriano de Cartago (200-258), bispo e mártir:


O Senhor quis que nos alegrássemos, que rejubilássemos de alegria quando somos perseguidos (Mt 5,12),porque, com as perseguições, vem-nos também a coroa da fé (Tg 1,12), pois é nessa altura que os soldados de Cristo dão prova do que são, que os céus se abrem ao seu testemunho.

Não pertencemos à milícia de Cristo para vivermos descansados, para repousarmos durante o serviço, quando o Mestre da humildade, da paciência e do sofrimento pertenceu à mesma milícia antes de nós. E aquilo que Ele nos ensinou, que foi o primeiro a cumprir e que nos exorta a cumprirmos também, foi que Ele próprio sofreu antes de nós e por nós.

Para participarem nas competições dos estádios, os homens exercitam-se, treinam, e são objeto de grandes honras quando, diante da multidão, recebem o prêmio. Mas eis aqui uma prova ainda mais nobre e extraordinária, em que é diante de Deus que combatemos, nós que somos Seus filhos, e em que Ele mesmo nos concede a coroa celestial (1Cor 9,25). Também os anjos nos olham e é Cristo Quem nos assiste. Armemo-nos, pois, com todas as nossas forças para travarmos o bom combate, de alma generosa e fé íntegra.

Musica da Semana

Esta semana gostaríamos de homenagear todos os organistas do Brasil, trazemos uma gravação do tenor Aloysio Rachid, pianista e organista da Igreja de Ns. da Glória do Outreiro RJ. A gravação foi feita durante uma Missa Dominical onde na comunhão foram cantadas 3 musicas da Harpa de Sião.
SALVE MARIA !!!

A Sagrada Escritura: corpo verbal de Cristo!

Das Homilias de Orígenes (185-253), presbítero e teólogo:

Quando, nos últimos dias, o Verbo de Deus nasceu de Maria revestido de carne e Se mostrou neste mundo, aquilo que se via d'Ele era outra coisa que não aquela que a inteligência podia discernir.
Ver a Sua carne era evidente para todos, mas o conhecimento da Sua divindade era dado apenas a alguns. Do mesmo modo, quando o Verbo de Deus Se dirige aos homens através da lei antiga e dos profetas, apresenta-Se coberto com as vestes adequadas. Na Sua encarnação, vestiu-Se de carne; nas Sagradas Escrituras, está vestido com o véu das letras. O véu das letras é comparável à Sua humanidade, e o sentido espiritual da Lei à Sua divindade. No livro do Levítico encontramos os ritos do sacrifício, as diversas vítimas, o serviço litúrgico dos sacerdotes; bem-aventurados os olhos que vêem o Espírito divino oculto no interior do véu.
«Quando alguém se volta para o Senhor, diz o apóstolo Paulo, o véu é tirado, pois onde está o Espírito do Senhor há liberdade» (2Cor 3,17). É, portanto, ao próprio Senhor, ao próprio Espírito Santo, que devemos rezar para que Ele Se digne remover toda a obscuridade e que possamos contemplar em Jesus o admirável sentido da Lei, como aquele que disse: «Abri os meus olhos para que possa contemplar as maravilhas da Vossa Lei» (Sl 118,18).